Conselho Fiscal

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembleia geral ordinária após a sua instalação.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.

O Conselho Fiscal da Fertilizantes Heringer é atualmente composto pelos seguintes membros:

Nome Cargo
Luiz Conrado dos Santos Carvalho Sundfeld Conselheiro Efetivo

Bacharel em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e MBA-EDP pela Indiana University. É Diretor Geral da Cantagalo General Grains e Sócio Gestor da Serez Capital. Possui 31 anos de vasta experiência em gestão geral, gestão financeira, gestão de risco, cadeia de abastecimento e operações em numerosos negócios agroindustriais. É Executivo Financeiro de Nível Sênior com experiência comprovada em Dívida e Mercados de Capital, planejamento e desenvolvimento fiscal e ampla experiência em todos os aspectos da contabilidade (US GAAP, IFRS, CPA local), auditoria, impostos, crédito, implementação de ERP e análise financeira. Atuou como Chief Financial Officer (CFO) e outras funções de Diretor Financeiro nas seguintes empresas: Grupo Fischer – líder no negócio de suco de laranja (Citrosuco) e no negócio de transporte marítimo (Aliança / CBO); ADM (Archer Daniels Midland Company) – chefiando a parte financeira e de Desenvolvimento de Negócios da LATAM e participando como Diretor em várias JV’s; Crystalsev – 2ª maior empresa comercial de açúcar, etanol e energia do Brasil; Santher – maior operador de papel tissue do Brasil; J. Macedo – 3º maior moinho de trigo do Brasil; Nidera – responsável pela função financeira das Américas e Cantagalo General Grains como CEO e CFO. Também atuou como principal trader no Rabobank e Credit Lyonnais (BFB).

Alfredo Gonçalves Martins Conselheiro Efetivo

Formado em Ciências Contábeis pela Faculdade Vitoriana de Ciências Contábeis e pós-graduado em Contabilidade e Auditoria Pública. Foi membro do Conselho Fiscal da Companhia Fertilizantes Heringer de maio de 2010 a abril de 2022, atuando como suplente do mesmo conselho entre maio de 2008 e março de 2010. Atuou como Classificador Contábil III na Fertilizantes Heringer Ltda. entre abril de 1999 e julho de 1999. É membro suplente do Conselho Fiscal do SEBRAE/ES, como representante da Federação da Agricultura (FAES), com mandato de 2019 a 2023. É vogal suplente da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (JUCEES) como representante da Federação da Agricultura (FAES), com mandato de 2019 a 2023. Atua como perito nomeado pelos juízes de direito na Vara da Fazenda Estadual e na 3ª Vara de Família de Vitória. É sócio do Supremo Escritório de Contabilidade Ltda.

Marcos Antonio Garcia de Oliveira Conselheiro Efetivo

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Marcos (Paulínia-SP) e pós-graduado em Economia Financeira pela Unicamp. Experiência superior a 15 anos em cargos de gerência, consultoria e licitações, envolvendo atividades de controladoria, gestão financeira e gestão de pessoas e processos, tendo atuado em empresas como Camaro Transportes, União Transportes, Consulcorp, Prime Assessoria, NextMax, CCM-X. Desde 2012 atuando com empresa própria provendo serviços de Consultoria Administrativa Financeira à Clientes de diversos segmentos e portes.

Luciano Costa Novo dos Santos Lima Conselheiro Suplente

Formado em Economia pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, possui MBA de Gestão Empresarial pela FGV/ISAE e MBA de Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV/IDE. Executivo com mais de 25 anos de experiência na área de Finanças e Controladoria, com carreira formada em empresas de diferentes perfis, nacional e múltis, de capital aberto e fechado, com controle definido e familiar ou com investimento de Fundo de Private Equity, iniciou sua trajetória profissional na Arthur Andersen. Depois, teve uma experiência como Empreendedor, a frente de negócios familiares. Na sequência passou pela LG.Philips como Controller, e depois na Samsung Electronics, onde exerceu várias posições de líder de Finanças nas operações no Brasil. Atuou como Controller e CFO Deputy na Santher, e em seguida, Diretor de Finanças e Controladoria (CFO) na Cromex, com responsabilidades pelas funções Financeira e de Controladoria. Nas Holdings Formitex, Odilon Santos e Cassis Capital foi Diretor Financeiro (CFO) responsável pelas finanças corporativas dos Grupos, incluindo controladas. Passou pela Grano Alimentos, investida do Fundo de Private Equity Arlon Capital Partners como Diretor Financeiro-Administrativo (CFO), e no momento atua como Diretor Financeiro (CFO) da Radha Brasil, Editora da Revista Seleções.

Carlos Francisco de Almeida Gastalho Conselheiro Suplente

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Vila Velha. É gerente de departamento pessoal da Perini&Gastalho Contabilidade Ltda. É especializado em controles financeiros, suporte a auditorias e conciliações contábeis.