Conselho de Administração
O Conselho de Administração da Heringer é o seu órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das suas políticas e diretrizes gerais de negócio, incluindo a sua estratégia de longo prazo, o controle e a fiscalização de seu desempenho. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos diretores da Companhia.
O Estatuto Social da Heringer estabelece um número mínimo de cinco e máximo de nove conselheiros, dos quais um será o Presidente e outro o Vice-Presidente, todos acionistas. Os conselheiros são eleitos em Assembleia Geral de Acionistas para um mandato unificado de dois anos, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento pela Assembleia Geral, devendo permanecer em exercício nos respectivos cargos, até a investidura de seus sucessores. Segundo o Regulamento do Novo Mercado, no mínimo, 20% dos conselheiros da Heringer deverão ser conselheiros independentes.
O Conselho de Administração da Companhia reúne-se, ordinariamente, quatro vezes por ano e, extraordinariamente, sempre que convocado por seu Presidente ou por seu Vice-Presidente, preferencialmente na sede da Companhia, admitidas reuniões por meios remotos, na forma de seu Estatuto Social. As reuniões do Conselho de Administração serão instaladas, em primeira convocação, com a presença da maioria de seus membros em exercício e, em segunda convocação, por pelo menos três membros. Qualquer deliberação deverá ser tomada mediante o voto favorável da maioria dos membros em exercício, observados os casos de ausências temporárias e vacâncias, nos termos do seu Estatuto Social, cabendo ao Presidente do Conselho de Administração o voto de qualidade.
A Assembleia Geral da Heringer determinará, pelo voto da maioria, não se computando os votos em branco, previamente à sua eleição, o número de membros do seu Conselho de Administração a serem preenchidos em cada exercício, observado o mínimo de cinco membros. A Lei das Sociedades por Ações, combinado com a Instrução CVM nº 282 de 26 de junho de 1998, permite a adoção do processo de voto múltiplo, mediante requerimento por acionistas que representem, no mínimo, 5% de seu capital social votante.
O Sr. Donal Mathews Lambert é um líder sênior com vasta experiência na indústria global de fertilizantes e logística. Atualmente, ocupa o cargo de CEO da América do Norte e do Sul do Grupo EuroChem. Ele ingressou no Grupo EuroChem em 2017, como Diretor Executivo Comercial da América do Norte, tendo alcançado resultados expressivos nesses 6 (seis) anos, com um crescimento de mais de 200% no volume de vendas e 400% de aumento na lucratividade. No início de sua carreira, ocupou cargos seniores na Koch Industries, em Wichita, estado do Kansas, Estados Unidos.
Sr. Gustavo Bastide Horbach é engenheiro civil graduado pela Escola de Engenharia da PUC-RS, com MBA e Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – além de diversas pós-graduações em negociação, fusões e aquisições (M&A) e gestão (HBS, Wharton). Em 25 anos de carreira nas áreas de grandes projetos e operações industriais de capital intensivo, registra passagens por empresas nacionais e multinacionais como CBi, SCGás, Copesul, Braskem, Yara e Mubadala/Trafigura.
Sr. Dmitry Boldyrev estudou engenharia industrial na Universidade Econômica de São Petersburgo e logo começou a trabalhar na planta de produção de fertilizantes Kingisepp, que mais tarde se tornou parte do Grupo EuroChem. Desde então, ele acumulou mais de vinte anos de experiência na liderança de Operações Comerciais no Grupo EuroChem. Atualmente, ele ocupa o cargo de Diretor Global Comercial do Grupo EuroChem.
A Sra. Olga Pleklavo possui graduação em Economia pela Universidade de Finanças do Governo Russo (atualmente chamada de Universidade de Finanças de Moscou). Atualmente, é Head Global de Fusões e Aquisições (M&A) na Rowan Financial Management, consultoria sediada nos Emirados Árabes Unidos. De 1999 a 2021, atuou como Consultora de Investimentos na KPMG CIS, onde se tornou sócia em 2013. De 2021 a 2022, foi Diretora de M&A do Grupo Eurochem.
O Sr. Flavio Cesar Maia Luz graduou-se em Engenharia civil formado pela Escola Politécnica -USP em 1973, com Especialização em Administração de Empresas pela FGV em 1978, Especialização em Economia Aplicada pela FGV em 1981, Finanças Corporativas pela Havard Business School em 1986, Estratégia Mercadológica pela Stanford University em 1990, Negociação pela California University – Berkeley em 2004 e Fusões e Aquisições pela Wharton Business School em 2007. É Sócio-Diretor da Doing Business Consultoria Empresarial Ltda. desde 2010 na área de Governança e Finanças Corporativas. Foi Vice-Presidente do Conselho de Administração da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S.A. entre 1999 e 2001, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Light S.A. É Presidente do Conselho Fiscal da Ultrapar Participações S.A., holding, desde 2005, membro do Conselho de Administração da Ser Educacional, empresa do setor educacional, desde 2010 e da Senior Solution.
Graduado em Administração de Empresas (PUC – SP), Pós-Graduado em Economia de Empresa (PUC – CPS), Participação no Curso de Alta Gestão – Formação para Conselheiros pela (FGV), Especialização em Controladoria para Executivos (FGV), Especialização na Administração e no Processo de Sucessão de Empresas Familiares – ocupando o cargo de Diretor da Comissão do IBEF – Campinas. Executivo com foco na gestão de negócios, tendo vivência de mais de 30 anos no mercado financeiro, com experiencias em diversas Bancos de 1a. linha com uma trajetória desenvolvida na área Corporate e Middle Market. Sólidos conhecimentos de processo de crédito, administração de risco, renegociação de dívidas e produtos bancários. Atuou como “”Exame Review”” em auditoria de crédito experiência na Argentina e Chile. Foi membro do corpo docente em Cursos de Administração pelo Senac – Campinas e Ministrou várias palestras referente a importância da “”Administração Financeira na Gestão de Negócios”” e de “”Hedge de Moedas e seus desafios.
Diretoria
A Diretoria da Heringer é composta por no mínimo dois e no máximo sete membros, acionistas ou não, residentes no país, eleitos pelo Conselho de Administração para um mandato unificado de dois anos, podendo ser reconduzidos, devendo permanecer em seus cargos até a eleição e posse de seus sucessores.
A Diretoria da Companhia é responsável pela administração dos negócios em geral e pela prática de todos os atos necessários ou convenientes para tanto, ressalvados aqueles para os quais seja por lei ou pelo seu Estatuto Social atribuída a competência à Assembleia Geral ou ao Conselho de Administração.
A Diretoria da Heringer reunir-se-á ordinariamente pelo menos uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que assim exigirem os negócios sociais. As reuniões devem ser convocadas pelo Diretor Presidente, com antecedência mínima de 24 horas ou por dois terços dos Diretores, nesse caso, com antecedência mínima de 48 horas, e a reunião somente será instalada com a presença da maioria de seus membros. As deliberações da Diretoria da Companhia serão tomadas por maioria de votos dos presentes na reunião ou que tenham manifestado seu voto na forma de Estatuto Social, observados os casos de vacância ou ausência temporária, nos termos do seu Estatuto Social, cabendo ao Diretor Presidente, o voto de qualidade.
Sr. Gustavo Bastide Horbach é engenheiro civil graduado pela Escola de Engenharia da PUC-RS, com MBA e Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – além de diversas pós-graduações em negociação, fusões e aquisições (M&A) e gestão (HBS, Wharton). Em 25 anos de carreira nas áreas de grandes projetos e operações industriais de capital intensivo, registra passagens por empresas nacionais e multinacionais como CBi, SCGás, Copesul, Braskem, Yara e Mubadala/Trafigura.
O Sr. Pérsio é formado em Ciências Contábeis e Finanças pela PUC-SP, em Administração de Empresas pela FGV-SP, com ampla experiência e carreira ascendente em multinacionais nas áreas de Finanças, Tesouraria, FPA, Controladoria, Transformação de Negócios, M&A, Integrações e Desinvestimento de Negócios, Suprimentos e Tecnologia da Informação, com forte experiência em estratégia, transformação e crescimento dos negócios por meio de fusões e aquisições. Possui amplo conhecimento adquirido em mais de 25 anos de carreira nas indústrias relacionadas à Agricultura, Mercado de Commodities, Saúde Animal, Nutrição Animal, Nutrição, Alimentos, Ingredientes e Bebidas. Suas últimas posições foram na Cargill e Citrosuco.
O Sr. Nicolas é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com MBA pela FAE Business School. Possui vasta experiência no agronegócio brasileiro, atuando desde 2005 neste setor, com passagens em empresas multinacionais como ED&F Man e CHS. Se juntou ao Grupo Eurochem em 2018, à época como diretor de logística da Fertilizantes Tocantins.
Engenheiro de Produção com MBA em Engenharia de Manutenção, 15 anos de experiência em Mineração, Logística, Engenharia, Operações Portuárias e Fertilizantes, tendo sido os últimos 7 em posições de média gerência e atuação em diferentes sites simultaneamente.
Executivo de Supply Chain/Desenvolvimento de Negócios com mais de 20 anos de experiência nas Indústrias de Energia/Química.
Experiência global em estratégia e execução de Supply Chain em uma ampla gama de projetos de Engenharia-Compras-Construção (EPC) de grande escala.
Um líder executivo que possui um histórico comprovado de entrega de resultados de desempenho excepcionais, ao mesmo tempo em que conduz a execução de procedimentos de melhores práticas por meio de equipes diversas e geograficamente fragmentadas de Compras, Fornecimento Estratégico, Subcontratos, Gestão de Materiais, Logística e Conformidade Comercial.
Fortes habilidades comerciais e conhecimento de mercados estratégicos desenvolvidos e fortalecidos trabalhando em organizações multinacionais e multiculturais como Eurochem, Saipem / ENI, Technip / FMC, Maire Tecnimont, em todo o mundo (Brasil, Europa, Oriente Médio, Ásia).
Conselho Fiscal
Luiz Conrado dos Santos Carvalho Sundfeld
Bacharel em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e MBA-EDP pela Indiana University. É Diretor Geral da Cantagalo General Grains e Sócio Gestor da Serez Capital. Possui 31 anos de vasta experiência em gestão geral, gestão financeira, gestão de risco, cadeia de abastecimento e operações em numerosos negócios agroindustriais. É Executivo Financeiro de Nível Sênior com experiência comprovada em Dívida e Mercados de Capital, planejamento e desenvolvimento fiscal e ampla experiência em todos os aspectos da contabilidade (US GAAP, IFRS, CPA local), auditoria, impostos, crédito, implementação de ERP e análise financeira. Atuou como Chief Financial Officer (CFO) e outras funções de Diretor Financeiro nas seguintes empresas: Grupo Fischer – líder no negócio de suco de laranja (Citrosuco) e no negócio de transporte marítimo (Aliança / CBO); ADM (Archer Daniels Midland Company) – chefiando a parte financeira e de Desenvolvimento de Negócios da LATAM e participando como Diretor em várias JV’s; Crystalsev – 2ª maior empresa comercial de açúcar, etanol e energia do Brasil; Santher – maior operador de papel tissue do Brasil; J. Macedo – 3º maior moinho de trigo do Brasil; Nidera – responsável pela função financeira das Américas e Cantagalo General Grains como CEO e CFO. Também atuou como principal trader no Rabobank e Credit Lyonnais (BFB).
Alfredo Gonçalves Martins
Formado em Ciências Contábeis pela Faculdade Vitoriana de Ciências Contábeis e pós-graduado em Contabilidade e Auditoria Pública. Foi membro do Conselho Fiscal da Companhia Fertilizantes Heringer de maio de 2010 a abril de 2022, atuando como suplente do mesmo conselho entre maio de 2008 e março de 2010. Atuou como Classificador Contábil III na Fertilizantes Heringer Ltda. entre abril de 1999 e julho de 1999. É membro suplente do Conselho Fiscal do SEBRAE/ES, como representante da Federação da Agricultura (FAES), com mandato de 2019 a 2023. É vogal suplente da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (JUCEES) como representante da Federação da Agricultura (FAES), com mandato de 2019 a 2023. Atua como perito nomeado pelos juízes de direito na Vara da Fazenda Estadual e na 3ª Vara de Família de Vitória. É sócio do Supremo Escritório de Contabilidade Ltda.
Marcos Antonio Garcia de Oliveira
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Marcos (Paulínia-SP) e pós-graduado em Economia Financeira pela Unicamp. Experiência superior a 15 anos em cargos de gerência, consultoria e licitações, envolvendo atividades de controladoria, gestão financeira e gestão de pessoas e processos, tendo atuado em empresas como Camaro Transportes, União Transportes, Consulcorp, Prime Assessoria, NextMax, CCM-X. Desde 2012 atuando com empresa própria provendo serviços de Consultoria Administrativa Financeira à Clientes de diversos segmentos e portes.
Luciano Costa Novo dos Santos Lima
Formado em Economia pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, possui MBA de Gestão Empresarial pela FGV/ISAE e MBA de Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV/IDE. Executivo com mais de 25 anos de experiência na área de Finanças e Controladoria, com carreira formada em empresas de diferentes perfis, nacional e múltis, de capital aberto e fechado, com controle definido e familiar ou com investimento de Fundo de Private Equity, iniciou sua trajetória profissional na Arthur Andersen. Depois, teve uma experiência como Empreendedor, a frente de negócios familiares. Na sequência passou pela LG.Philips como Controller, e depois na Samsung Electronics, onde exerceu várias posições de líder de Finanças nas operações no Brasil. Atuou como Controller e CFO Deputy na Santher, e em seguida, Diretor de Finanças e Controladoria (CFO) na Cromex, com responsabilidades pelas funções Financeira e de Controladoria. Nas Holdings Formitex, Odilon Santos e Cassis Capital foi Diretor Financeiro (CFO) responsável pelas finanças corporativas dos Grupos, incluindo controladas. Passou pela Grano Alimentos, investida do Fundo de Private Equity Arlon Capital Partners como Diretor Financeiro-Administrativo (CFO), e no momento atua como Diretor Financeiro (CFO) da Radha Brasil, Editora da Revista Seleções.
Carlos Francisco de Almeida Gastalho
Formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Vila Velha. É gerente de departamento pessoal da Perini&Gastalho Contabilidade Ltda. É especializado em controles financeiros, suporte a auditorias e conciliações contábeis.